Restaurantes podem ganhar classificação acústica - Cork do Brasil - isolamento acústico e isolante térmico

Restaurantes podem ganhar classificação acústica

Fevereiro 12th, 2016 Posted by Isolamento Acústico No Comment yet

A ProAcústica (Associação Brasileira para a Qualidade Acústica) www.proacustica.org.br criou uma Comissão para estudar a divulgação do nível de acústica dos restaurantes da cidade de São Paulo. A iniciativa é inspirada na categorização adotada pelo jornal norte-americano “San Francisco Chronicle”, da Califórnia, onde os restaurantes recebem a indicação do nível de ruído feita pelo crítico do jornal, baseada no símbolo de um ou mais sinos, além da classificação de sua comida e atendimento. Dessa maneira, as pessoas que querem frequentar um lugar mais tranquilo para uma conversa poderiam escolher o estabelecimento de acordo com a classificação.

A medição se baseará em critérios como utilização de um decibelímetro calibrado, de acordo com as normas técnicas vigentes, acionado em três momentos distintos: por 30 segundos, a uma altura padrão de 1,20 m do chão; entre as mesas e cozinha; e na entrada do estabelecimento, entre outros, levando em consideração a ocupação de 70% das mesas do ambiente.

“Na verdade, não seria uma avaliação positiva ou negativa, mas simplesmente indicativa para que o cliente tome sua decisão ao escolher o estabelecimento” explicou o empresário Edison Claro de Moraes, diretor da Atenua Som, e presidente da comissão, durante o primeiro encontro do ano promovido pela entidade no Instituto de Engenharia, em São Paulo.

Na ocasião, também foi anunciada a criação da Comissão de Acústica em Edificações com o objetivo de orientar o mercado a respeito dos requisitos da Norma de Desempenho (NBR 15575); e a Comissão de Acústica Ambiental, com coordenação de Nicolas Isnard; que irá tratar da legislação nacional, considerada inadequada e defasada para a gestão de ruído urbano nas cidades brasileiras. Já a executiva Nicole Fischer, destacou detalhes curiosos sobre neuromarketing, um campo novo que estuda a essência do comportamento do consumidor. “É a união do marketing com a ciência, considerado uma chave para o entendimento da lógica de consumo, que visa entender os desejos, impulsos e motivações das pessoas através do estudo das reações neurológicas a determinados estímulos externos”, frisou.

Outra novidade: a realização de um curso de especialização em acústica, a partir de convênio firmado com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE) e a Escola Politécnica da USP, por meio da Polintegra. O curso terá carga horária de 160 horas, dividida em quatro módulos de uma semana nos meses de maio, junho, agosto e setembro deste ano.

Fonte: vibranews.com.br

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