A versatilidade da cortiça na construção e arquitetura sustentável - Cork do Brasil - isolamento acústico e isolante térmico

A versatilidade da cortiça na construção e arquitetura sustentável

Fevereiro 15th, 2016 Posted by Uncategorized No Comment yet

Fonte: verde.br.msn.com

Na arquitetura, construção e design, a tendência atualmente é substituir gradativamente os materiais de construção por opções mais sustentáveis. Uma dessas opções é a cortiça, um material ecológico e renovável, que além de ser um ótimo isolante térmico e acústico também pode ser utilizado em revestimento interno e externo, pavimentos e designer de móveis.

No campo da arquitetura, construção e design, a tendência atualmente é substituir gradativamente os materiais de construção por opções mais sustentáveis. Uma dessas opções é a cortiça, muito utilizada para fazer rolhas de garrafas. Um material ecológico e renovável, que além de ser um ótimo isolante térmico e acústico também pode ser utilizado em revestimento interno e externo, pavimentos e designer de móveis.

A versatilidade da cortiça na construção e arquitetura sustentável - Cork do Brasil - isolamento acústico e isolante térmicoA cortiça é um recurso renovável, porque pode ser colhida a cada nove anos. No entanto, ao contrário de outros recursos naturais renováveis, como o bambu e o cânhamo, não é necessário matar a árvore para colher o recurso. A cortiça vem da casca do sobreiro, que cresce principalmente na região do Mediterrâneo, e se for removida corretamente, não danifica a árvore.

Segundo o site Inhabitat, Portugal lidera com 61% a produção de cortiça, seguido por Espanha (quase 30%) e Itália (menos de 10%).

Aqui no Brasil a produção não é tão significativa, mas já existem empresas que comercializam produtos com uma boa variedade de padrões, para uso residencial e comercial.

Conheça alguns exemplos de aplicações da cortiça:

Pisos de cortiça

A versatilidade da cortiça na construção e arquitetura sustentável - Cork do Brasil - isolamento acústico e isolante térmicoO piso de cortiça tem várias características, entre elas: a leveza; a elasticidade – já que ela volta à sua forma original após ser comprimida; a resistência; a impermeabilidade; o isolamento térmico e acústico; a resistência ao fogo; além de ser hipoalergênica.

A versatilidade da cortiça na construção e arquitetura sustentável - Cork do Brasil - isolamento acústico e isolante térmico

Móveis de Cortiça

A cortiça tem sido usada também na confecção de móveis. Grandes designers têm explorado o material com sucesso.

Isolamento

A cortiça é provavelmente um dos materiais mais antigos de isolamento utilizados comercialmente, e, no passado, era o material de isolamento mais amplamente utilizado na indústria de refrigeração. Atualmente, ela é o futuro da construção com isolamento natural. Segundo especialistas, o único problema está no custo, mas eles garantem que em longo prazo o investimento é compensado.

 

No comments yet. You should be kind and add one!

Leave a Reply

Your email address will not be published.This is a required field!

You may use these HTML tags and attributes:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>